Presidenta Dilma envia o Projeto do Conselho Profissional dos Técnicos Industriais e Agrícolas ao Congresso Nacional

Despacho emitido em 12 de abril, encaminhando ao congresso o projeto de lei que cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais e Agrícolas e os conselhos regionais.
Despacho emitido em 12 de abril, encaminhando ao congresso o projeto de lei que cria o Conselho Federal dos Técnicos Industriais e Agrícolas e os conselhos regionais.

No dia 13 de abril de 2016, o Exmo. Sr. Ministro do Trabalho e Previdência Social Miguel Rossetto recebeu em audiência a Associação dos Técnicos Agrícolas do Brasil – ATABRASIL e a Federação Nacional dos Técnicos Industriais – FENTEC para apresentar o trabalho conclusivo do Governo Federal sobre o desmembramento dos técnicos agrícolas e técnicos industriais do sistema CONFEA/CREA. Com apoio e articulação dos deputados federais Marco Maia (PT-RS) e Paulão (PT-AL) que é técnico industrial e fundador do movimento da categoria no nordeste brasileiro, a presidenta Dilma Rousseff acolheu o trabalho desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social e determinou o encaminhamento de Projeto de Lei estabelecendo o Conselho Profissional dos Técnicos Industriais e Agrícolas.

conselho-tecnicos-carlos-coelho
Da esq. para a dir.: Deputado Federal Paulão (PT-AL), Ministro do Trabalho e Previdência Social Miguel Rossetto, Ricardo Nerbas (FENTEC), Deputado Federal Marco Maia (PT/RS) e Carlos Coelho (ATABRASIL).

Após muitos anos de espera e de luta, a categoria tem o justo reconhecimento da profissão. Característica do governo democrático que implantou o maior programa de educação profissional na história do Brasil (PRONATEC – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que abre as portas do mercado de trabalho para profissionais qualificados que atuam diretamente junto as comunidades brasileiras resolvendo seus problemas diariamente. São mais de 1,5 milhão de técnicos no país, que há décadas lutam por valorização, respeito e liberdade no exercício de suas atribuições profissionais. Sem dúvida, a instituição do Conselho Profissional dos Técnicos é a coroação dessa política pública (PRONATEC) que é reconhecida por todos e que revolucionou o Brasil.

Somos gratos com esse processo cidadão e democrático, cultivado no governo Lula e Dilma. O SINTARGS e o SINTEC-RS parabeniza as suas entidades representativas por mais essa grande conquista.

Baixe e leia o BOLETIM DA ATABRASIL Abril 2016

Saiba mais sobre a criação do Conselho dos Técnicos Agrícolas e porque isso é tão importante.