SINTARGS e demais entidades ligadas aos empregados da ASCAR-EMATER/RS participaram de uma reunião com integrantes da nova direção da empresa. O encontro foi realizado na manhã da última sexta-feira (17 de maio).
As entidades ressaltaram a necessidade de diálogo e troca de ideias para que as tomadas de decisões sejam as mais acertadas e democráticas possíveis, fortalecendo assim a nossa Emater.
O presidente, Geraldo Sandri, destacou que pretende aumentar a comunicação com a base, sendo o mais aberto possível. Reiterou a implantação de práticas de governança e transparência na gestão.
O diretor administrativo da EMATER, Vanderlan Vanconselos, também salientou a importância da reunião e do diálogo com os trabalhadores para que se fortaleça a empresa e se cresça juntos. Ele comentou que a transparência na informação, com dados e números, é importante para não gerar desconfiança.
Foram abordadas algumas demandas da categoria no encontro, como o orçamento disponível para a empresa, a renovação do Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas), e questões sobre a personalidade jurídica da EMATER.
Ainda foi comentado sobre um possível Plano de Demissão Incentivada (PDI) e também a respeito da Audiência Pública que deve ocorrer com o tema “Futuro da EMATER – ATER”, em que seria importante a participação da empresa. “Vamos nos unir neste processo”, garantiu o presidente.
Em especial sobre a questão da personalidade jurídica, os trabalhadores comentaram que foi criado um Grupo de Trabalho no governo passado para analisar a relação jurídica do Estado com a ASCAR-EMATER/RS, porém, sem nenhum representante das categorias. E, até o momento, as categorias não teviveram nenhuma informação a respeito dos resultados obtidos por este GT.
As entidades reivindicaram que qualquer discussão referente a este assunto tenha a participação das representações de trabalhadores, a fim de que não haja ações equivocadas por parte do governo, para que as atividades da Extensão Rural não sejam prejudicadas.
Também participou da reunião o chefe de gabinete, Dário Giovanella. Pelos trabalhadores, estiveram presentes o Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Nível Médio (SINTARGS), representado pelo vice-presidente Vinícius Manfio;
o SEMAPI, represetado pelos diretores Juliano Pörsch e Berenice de Luca; a Associação dos Extensionistas Sociais Rurais do Rio Grande do Sul (AESR), com a presidente Rafaela Sais; o Sindicato dos Médicos Veterinários (Simvet), com o conselheiro Carlos Roberto Vieira da Cunha; a Associação Gaúcha de Classificadores (AGC), com o vice-presidente José Pedro Osório Mendina; e a Associação dos Servidores da ASCAR-EMATER (ASAE), pela associada Marina Domenighi.