ATABRASIL realiza Encontro Nacional em João Pessoa (PB)

ATABRASIL realiza Encontro Nacional em João Pessoa (PB)

Os profissionais técnicos agrícolas e técnicos industriais após décadas de luta pela valorização do exercício de suas atividades estão num momento ímpar da história na construção do seu Conselho de Fiscalização. Este e outros temas levou a Associação dos Técnicos Agrícolas do Brasil (ATABRASIL) a realizar o Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais Técnicos Agrícolas no J.R. Hotel, em João Pessoa-PB, nos dias 28 e 29 de novembro de 2014.

A mesa de abertura foi composta pelo técnico agrícola Ely Avelino, coordenador nacional da ATABRASIL, técnico agrícola Gustavo José Barbosa, ex-presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado da Paraíba (SINTAG-PB) e anfitrião do evento, e técnico industrial João Casado, presidente do Sindicato dos Técnicos Industriais da Paraíba (SINTEC-PB) que também representou a diretoria da Federação Nacional dos Técnicos Industriais (FENTEC). A coordenação da atividade foi dinamizada pelo técnico agrícola Carlos Dinarte Coelho, presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul (SINTARGS).

Participaram das atividades dirigentes de Sindicato de Técnicos Agrícolas de 12 Estados do Brasil: Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Santa Catarina.

Após longa e democrática discussão foi aprovado pelos ativistas sindicais um conjunto de encaminhamentos para lutar pelo Conselho dos Técnicos e reorganização do Movimento Nacional Sindicato dos Técnicos Agrícolas.

O evento ainda apontou a necessidade da união dos técnicos agrícolas e industriais em todos os Estados por isso foi saudada a presença do técnico industrial Jessé Barbosa Lira, presidente do Sindicato dos Técnicos Industrias de Pernambuco (SINTEC-PE) e da Associação Brasileira de Ensino Técnico Industrial (ABETI) e do técnico industrial Jonildo de Oliveira, secretário do SINTEC-PB.

Parte superior do formulário

Reunião produtiva e encaminhamentos coerentes com nossas realidades, e na busca de novos caminhos focados na defesa dos Profissionais Técnicos Agrícolas e nas principais bandeiras.A representatividade de 12 estados foi o ponto forte o que mostra a unidade em torno de um projeto sério e comprometido com a categoria.

Principais Deliberações:

» Criação de um fórum nacional e fóruns estaduais de entidades de técnicos de nível médio aberto a todas as categorias;

» Elaboração de manifestos das entidades estaduais dos técnicos agrícolas e técnicos industriais em favor do Conselho Profissional dos Técnicos com apoio de outras entidades estaduais;

» Elaboração de um plano de comunicação e mídia para valorização da categoria e interação entre as entidades representativas dos técnicos agrícolas;

» Elaboração de boletim informativo das entidades nacionais para massificação das informações e orientações com a colaboração das entidades estaduais;

» Distribuição da cartilha e do manual de orientações para registro e alterações estatutárias de entidades sindicais;

» Criação da Federação Interestadual dos Técnicos Agrícolas em 2015;

» Fortalecimento da ATABRASIL como instrumento de debate, provocação e representação de classe;

» Calendário de dois encontros nacionais em 2015, sendo o primeiro em abril em Pernambuco e o segundo em 21 e 22 de agosto em local a ser definido;

» Propor a realização de um Congresso Unificado dos Técnicos Agrícolas e Técnicos Industriais.

Deixe uma resposta